— Prorrogado o prazo para submissões —

Inscreva seu trabalho até o dia 7 de maio

A comissão organizadora do I Encontro Pensando a Educação Física Escolar acaba de decidir pela prorrogação do prazo para submissão de trabalhos em nosso evento!

Então se você perdeu a primeira chamada, aproveite! Finalize seu texto e envie até o dia 07 de maio! Você que tinha uma ideia mas não a colocou no papel? Aproveite também e compartilhe conosco suas experiências, ideias de práticas pedagógicas e pesquisas.

Será um momento muito especial do nosso encontro e convidamos a todas e todos que façam parte dele!

Confira abaixo as normas para submissão!

Informações sobre a submissão de trabalhos


Prezados Professores e professoras de Educação Física,

o "I Pensando a Educação Física Escolar" é um evento proposto por um grupo de professores que tem como objetivo abrir/ampliar o espaço de interlocução/debate sobre a EF entre professores que militam na escola. Tentando "dar visibilidade e promover o debate da produção do conhecimento de docentes/pesquisadores da Educação Física na Educação básica, bem como possibilitar um espaço de aproximação entre meio acadêmico e escolar", nesse evento estamos constituindo alternativas que contemplem as produções docentes de pesquisa, mas também de ensino - que normalmente não ganham lugar em muitos eventos. Assim, buscando incorporar os diferentes tipos de produções cotidianas e formas de conhecimentos dos professores, o evento abrirá duas diferentes modalidades de apresentação de trabalho. 

Periodo de submissão


De 22/02/2017 ao dia 28/04/2017

Exclusivamente pelo e-mail: pensandoefe@gmail.com

Divulgação dos resultados


A partir do dia 15/05/2017

Informações importantes:

  • Cada autor/co-autor poderá submeter no máximo 2 trabalhos, independente da modalidade.
  • Os autores de trabalhos aprovados para apresentação, deverão se inscrever no evento até o dia 30/05/2017, sob pena de a apresentação e/ou publicação dos mesmos não ser certificada.
  • Trabalhos que não contarem com ao menos um(a) dos(as) autores(as) para apresentação não comporão os anais do evento.
  • A avaliação dos textos será realizada pela comissão científica do evento.
  • A comissão organizadora e a comissão científica não se responsabilizarão por eventuais problemas (inclusive vírus) que impeçam a abertura dos arquivos.
  • Membros da comissão organizadora poderão realizar submissão de trabalho em qualquer modalidade de trabalho do evento. Como os demais participantes, esses estarão sujeitos às mesmas regras e normas acima descritas.

— Modalidades de trabalhos para submissão —

Fiquem atentos(as) as descrições de cada modalidade e suas características para apresentação

Comunicações orais

Os trabalhos inscritos para comunicação oral (relato de experiência) deverão ser enviados na forma de textos e devem fazer referência a estudos sobre o cotidiano da EF escolar ou relatos de experiência da prática pedagógica da EF. Ambos devem ser inéditos. Serão aceitos trabalhos que problematizem temas e discussões relevantes para a EF escolar. Os trabalhos aprovados nessa sessão serão apresentados oralmente. As regras de apresentação serão disponibilizadas posteriormente.

MOSTRA DE PRODUÇÕES PEDAGÓGICAS 

Os trabalhos inscritos na sessão de mostra de produções pedagógicas deverão ser enviados na forma de textos (podendo incluir imagens) que devem descrever trabalhos produzidos no cotidiano da EF escolar que possuem formatos didáticos alternativos. Serão aceitos trabalhos que abordem proposições alternativas que possam se constituir como referência para a reconstrução cotidiana do fazer pedagógico na EF escolar. No decorrer do evento a mostra vai incorporar as diferentes possibilidades de apresentação propostas pelos autores. Assim, nessa sessão poderão ser apresentados cadernos de alunos, portfólios, registros do professor, planejamentos, mostra de fotografia, material áudio visual, materiais didáticos (produzidos por professores e alunos), etc. 

— Durante o evento —

1. Os materiais apresentados na mostra serão organizados pela comissão organizadora.

2. Os autores não poderão alterar esta montagem.

3. A mostra será aberta à visitação conforme definição no cronograma do evento.

4. Os autores deverão comparecer ao debate com o público conforme data definida no cronograma do evento e terão direito a certificado de participação.

5. Os trabalhos deverão ser retirados pelos autores ao final do evento.

— Normas para submissão —


Comunicações orais

Os textos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, sem espaçamento entre os parágrafos, folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 10.

A extensão máxima para os textos é de 08 páginas: incluindo título, resumo, palavras-chave, desenvolvimento e bibliografia.

Os textos devem conter resumo com até 500 caracteres (contando espaços).

As palavras-chave devem ser constituídas de três termos que identifiquem o assunto do texto em português separados por ponto e vírgula.

O modo de apresentação dos textos deve adotar a seguinte ordem: a) Título (caixa alta e centralizado); b) Nomes dos autores (titulação, instituição e endereço eletrônico); c) Resumo (espaço simples); d) Palavras-chave (três termos separados por ponto e vírgula); e) Elementos textuais (corpo do texto); f) Bibliografia.

As notas contidas no texto devem ser indicadas com algarismos arábicos e deverão vir no rodapé da página correspondente.

As referências a serem utilizadas devem ser digitadas em espaço simples (conforme normas da ABNT).

Instalação de práticas pedagógicas

Os trabalhos deverão ser enviados em até três páginas contendo os seguintes elementos: a) Título (caixa alta e centralizado); b) Nomes dos autores (titulação, instituição e endereço eletrônico); c) Elementos textuais (corpo do texto); d) Forma de apresentação na mostra (descrição dos materiais expostos na mostra: cadernos de alunos, portfólios, registros do professor, planejamentos, mostra de fotografia, material áudio visual, materiais didáticos, etc,); e) Bibliografia.

Os textos devem ser digitados em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, sem espaçamento entre os parágrafos, folha A4, margem superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm. Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 10.

As referências bibliográficas e citações no texto deverão estar de acordo com as normas ABNT;