— Oficinas de formação —

As oficinas de formação terão número limitado de inscrições.  As inscrições ja estão abertas, sendo realizadas exclusivamente para as pessoas já inscritas no evento. As incrições serão feitas apenas pelo e-mail: pensandoefe@gmail.com .
Cada pessoa pode participar de apenas uma oficina, uma vez que elas ocorrem simultaneamente.

Caso não haja o número mínimo de inscritos para uma oficina esta será cancelada, os participantes inscritos poderão participar de outra oficina.

Oficinas ofertadas:

Oficina "Atividades Físicas de Aventura na Educação Físíca Escolar" (VAGAS ESGOTAS)

Ministrante: Professora Ana Paula Carvalho Barbosa - IFMG - Campus Ouro Preto

Ementa: A Oficina Esportes de Aventura compreenderá uma experienciação sobre a possibilidade de aproximação da temática às aulas de Educação Física, bem como a identificação de métodos de ensino e aprendizagens específicas para cada uma dessas práticas. Conceito de Esporte de Aventura e Esporte de Aventura Escolar, Segurança, Corpo: Limites e Possibilidades, Caminhada Sensorial, Caça ao Tesouro, Corrida de Orientação, Treckking e Gincana de Aventura.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 25 pessoas


Oficina "Avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar" 
Ministrante:  Professor Admir Soares de Almeida Júnior - EEFFTO - UFMG

Ementa: Concepções de avaliação na Educação Física Escolar. Diferentes estratégias e instrumentos de avaliação da aprendizagem na EF. A documentação narrativa como estratégia de avaliação da aprendizagem na EF.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 30 pessoas


Oficinas "Circo na Educação Física Escolar" 
Ministrante: Professor Pedro Luiz da Costa Cabral - Mestre em Educação - FaE - UFMG

Ementa: A oficina objetiva situar de forma panorâmica as práticas e conhecimentos que o circo possuí, apresentando um referencial bibliográfico sobre o tema e possibilidades de desenvolvimento do conteúdo na escola. Essa oficina será divida em dois momentos: O primeiro de apresentação de referenciais e roda de conversas sobre as possibilidades das práticas circenses na escola; o segundo com cunho mais prático onde serão apresentadas técnicas de construção de equipamentos, progressões pedagógicas - principalmente equilibrismo e malabarismo - e cuidados com a segurança.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 25 pessoas


Oficina "Danças na Educação Física Escolar"

Ministrantes: Professor Diego Tavares Marcossi - PBH - MG 
                      Professor Gregório Hernández Pimenta - IFMG - Campus Formiga

Ementa: A Oficina de Dança tem como objetivo discutir as possibilidades de trabalho com a dança na Educação Física Escolar. Serão apresentadas experiências de sucesso com a dança em diferentes contextos educacionais buscando evidenciar as variações dos métodos e processos do ensino da dança de acordo com a faixa etária, as principais dificuldades encontradas bem como as estratégias de superação dessas dificuldades e as possibilidades de trabalho com elementos de construção coreográfica. As atividades serão vivenciadas praticamente pelos participantes.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 25 pessoas


Oficina "Ensino de Futebóis"
Ministrantes: Professora Eliene Lopes Faria - COLTEC - UFMG; 
                      Professor Luiz Gustavo Nicácio - Centro Pedagógico - UFMG;
                      Professor Thiago José Silva Santana - PBH - MG

Ementa: A oficina tem por objetivo provocar professores e professoras a refletir sobre a diversidade de futebóis no Brasil, bem como, abrir o diálogo para questões referentes ao seu ensino nas aulas de EF. Para tal será colocado em debate os seguintes tópicos: Por que ensinar futebol (para além da bola rolando); Futebol, cultura e diversidade; Futebol e o torcer; Futebol, gênero e sexualidades; Futebol e artes; Aprender a chutar com as mãos: jogos eletrônicos e o ensino do futebol; Aspectos didático-pedagógicos do ensino do futebol na escola. A oficina assumirá uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva, ou seja, se constituirá de momentos teórico/práticos de interação/troca de saberes entre os participantes.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 30 pessoas


Oficina "Relações de Gênero na Educação Física Escolar"
Ministrantes: Professora Luiza Aguar dos Anjos - Doutoranda - UFRGS
                      Professora Marie Luce Tavares - IFMG - Campus Ouro Branco

Ementa: A oficina "Relações de Gênero na Educação Física Escolar" parte de três pressupostos: a) que as diferenças entre meninos/homens e meninas/mulheres não se limitam a fatores biológicos, e também se relacionam com aspectos culturais; b) que existem desigualdades entre os gêneros, de oportunidades e incentivos para o ingresso e permanência em espaços de práticas corporais e esportivas, geralmente desfavoráveis às meninas/mulheres; c) que há discursos que reforçam a ideia que há práticas apropriadas apenas a um ou outro gênero. Assim, a oficina tem como objetivo propor e discutir possibilidades de intervenções pedagógicas que se voltem tanto para a reflexão acerca desses pontos, quando da promoção de experiências que valorizem a diversidade de modos de ser. Com caráter prioritariamente prático, buscaremos oferecer sugestões, mas ao mesmo tempo estabelecer espaços de criação, debate e diálogo com os/as participantes, de forma a valorizar seus saberes e suas experiências.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 30 pessoas


Oficina  "Inclusão e Escola"

Ministrantes: Ana Flávia Leão Pereira - IFMG - Bambuí
                      José Porfírio de Araújo Filho - IFMG - Campus Ouro Preto

Ementa: O objetivo dessa oficina será apresentar e discutir as possibilidades de práticas pedagógicas considerando a diversidade funcional dos alunos na disciplina de Educação Física. Os conteúdos que perpassam o tema principal são definição de inclusão, necessidades específicas de apoio, diversidade funcional, deficiências, desenho universal de aprendizagens, entre outros. Partir da experiência e da prática pedagógica dos envolvidos para a partir daí construir o conhecimento/possibilidades com as diversidades será o foco metodológico dessa oficina.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 25 pessoas


Oficina  "Hip-hop e relações étnico raciais e Escola "
Ministrante: Izaú Véras Gomes - Rede Municipal de Contagem

Ementa: O hip-hop tem crescido muito dentro da cultura adolescente/juvenil em várias localidades. Perpassa conhecimentos históricos da cultura negra e de sua valorização em encontro a atual legislação brasileira. Essa oficina tem como objetivo permitir às professoras e professores conhecer e aprofundar conhecimentos prévios sobre a cultura HIP-HOP (Dança, Grafite, DJ´s, História) no contexto escolar, bem como possibilitar ao professor ter estratégias e instrumentos para promover processos de ensino-aprendizagem em sua prática docente sem necessariamente ter proficiência na dança. Serão vivenciadas práticas e dinâmicas em dança, pautadas na história do movimento e suas músicas e também serão apresentadas experiências escolares interdisciplinares e acervo pedagógico audiovisual e literário.

Obs: Essa oficina está voltada para propostas pedagógicas de 3º ciclo e Ensino Médio.

Mínimo 15 pessoas

Máximo 25 pessoas